quarta-feira, 30 de março de 2011

Saudade

Cá estou, tentando escrever um texto na frente do computador. As ideias estão aqui, me atormentando, pedindo para serem expostas, mas as palavras não se combinam de forma satisfatória. Levanto, abro a janela, percebo que ainda está nublado, mas o clima já está mais quente de novo. Eu estava imensamente feliz com o tempo nublado e fresquinho que estava pairando sobre Foz do Iguaçu. Sento na frente do computador, retomando o meu exercício sem resultados. Um raio de sol, tímido, mas que ganhou forças me atinge e logo penso "É, meu clima preferido realmente está indo embora". Olho pela janela e vejo que está garoando. Chuva e Sol, milhões de lembranças me invadem.
Lembro do passeio que fiz com meus tios e primos no Ibirapuera há alguns anos, num dia de sol, no qual fomos surpreendidos com sol e chuva. Lembro do delicioso banho de chuva com a minha prima, no ano seguinte. E de inúmeros outros momentos que tive com essa família maravilhosa, mas que mora tão distante.

Saudade, é isso que me invade com força, e com certa frequencia. Saudade dos lugares bonitos ou que fazem eu me sentir bem. Saudade dos familiares e dos amigos, que infelizmente moram longe de mim. Saudade de certas situações. Saudades até do que não existiu, daqueles sonhos que me animaram, e hoje estão perdidos no espaço.
Essa saudade que me faz ter mais consciência do real valor que algumas pessoas têm para mim. Que me faz valorizar os momentos que passo com essas pessoas. Que me lembra que a pior distância, não é a física, e sim a psicológica.
Essa saudade, que juntou palavras em um texto sem nexo, mas encharcado de nostalgia.

3 comentários:

  1. Coisas aparentemente sem nexo se juntam, e formam coisas ainda mais sem nexo, que apenas algumas pessoas compreendem.

    Saudade é algo estranho. Faz sofrer, mas também alivia. Não sei mais o que escrever. Muita carga psicológica pra um dia só.

    ResponderExcluir
  2. Incrivel, não? como uma simples brisa do leste pode trazer tantas lembranças. Algum dia passado tentei definir saudade, talvez como sentimento de falta, outrora como vontade de reviver um momento. mas nenhum com definição concreta.
    Cheguei a simples conclusão que saudade são apenas situações passadas as quais tenho prazer de recordar, e que nunca mais irão acontecer novamente, ou são praticamente impossivel de se reviver.

    ResponderExcluir