terça-feira, 22 de março de 2011

Mudanças

Um dia, eu estava indo ao mercado e me deparei com um senhor na minha frente. Um velhinho já meio curvado, calça social meio desbotada, camisa meio amassada, suspensório, bengala, um cigarro na mão e um bigode impecável no rosto. No rosto, uma expressão de calma, diria ate mesmo de paz. Segui o meu caminho e ele continuou o dele, mas na minha mente começaram a passar idéias diferentes.
Pensei que aquela vestimenta já foi moda um dia, que aquele bigode era indispensável em uma época e que até mesmo o ato de fumar ficou marcado como característica de algumas gerações. Imaginei tudo o que aqueles olhos cansados viram, e aquelas orelhas ouviram. Retratos de um século frenético e entulhado de mudanças e com grandiosos acontecimentos.

Mas ai eu pensei que o ser humano tem um dom maravilhoso, o da adaptação. Ele consegue sobreviver em vários lugares, com várias situações e vários alimentos diversificados. No século passado houve mudanças não só tecnológicas, mas de comportamento. Vieram os hippies, os rockeiros, os grunges e inumeros outros, e velhinhos como o que eu vi na rua, participaram ou viram tudo isso, se adaptaram e estão adaptados ao meio em que vivem atualmente.

Tem pessoas que acham que mudar de estado, de cidade, ou até mesmo de escola, é algo que elas não aguentariam fazer. Por terem já um circulo de amigos, por se acostumarem com os lugares, e principalmente por comodidade. Mas acho que mudanças são necessárias, nem que seja um corte novo de cabelo. A monotomia e o tédio corroem o ânimo de uma pessoa. E sobre mudar de escola ou cidade, acho que gostar de um lugar depende muito mais de você mesmo do que do lugar em si. Cabe a você se adaptar e fazer novas amizades. Não se fechar ou ficar o tempo todo vivendo em recordações, pois quem vive somente no ontem não percebe a chegada do amanhã, e da maior mudança que existe: a morte.
Sendo assim, vamos aproveitar a parte boa de cada lugar, de cada pessoa. E não colocar no ombro de ninguem, a responsabilidade de te fazer feliz, pois esta responsabilidade é sua. Basta saber se você está aberto para o que há de vir.

5 comentários:

  1. A adaptação não é uma capacidade SÓ humana.
    Todos os animais se adaptam. Uns mais facilmente, outros menos.
    É só ler um pouco sobre a teoria da evolução das espécies. Darwin entendeu errado essa evolução (que não passa de um processo de adaptação), e classificou como uma evolução.

    ResponderExcluir
  2. Sim, todos os animais se adaptam. Mas o ser humano é o que tem mais facilidade e habilidade, ou que se adapta melhor. Prova disso é que a humanidade é a única raça que povooa quase todos os cantos do mundo.

    ResponderExcluir
  3. É também a única raça que Deus deu soberania a todas as outras...

    ResponderExcluir
  4. Faz um tempinho que não passo por aqui... hoje fui escrever um pouco e resolvi passar e aproveitar deixar a minha opinião, isso é se for aceitável.

    Opinião de um simples vivente.
    Creio eu que as mudanças no fundo, no fundo, são boas, apesar de algumas aparentemente ruins, pessoas crescem e apreendem com elas, depois do susto, ou melhor nem isso, depois da real compreensão da situação, pessoas tomam seu rumo. e a adaptação é inevitável, isso tanto para mudanças locais, como mudanças de amigos. Porem uma coisa que não faço, é esquecer de tudo que passei. das pessoas e lugares em que convivi, das amizades que conquistei, pois isso faz parte de minha historia. E felizmente ela eu não posso apagar.
    Quanto a pessoas se apoiarem uma nas outras, particularmente não vejo por esse lado, tem uma frase que diz "tu és responsável por tudo aquilo que cativas", isso é fato. Pessoas são dependentes diretamente ou indiretamente uma das outras, seja ela para tomar uma cerveja, ou até mesmo para poder te orientar em alguma situação, ou até mesmo para ouvir, não se vive sozinho. e deste ciclo, vem a aparentemente "dependência", ou responsabilidade de ser social. quanto as recordações, devemos levar como aprendizado e não como peso nos ombros.
    A morte é uma simples conseqüência da vida. nada mais que isso.

    Rodrigo, eu particularmente vejo de outra forma, creio que Darwin colocou muito bem, pois toda adaptação se resulta em evolução. é uma somatória de algo já passado com um novo desafio.

    Cecília, creio que o humano é o que mais tem dificuldade de adaptação, pois os animais seguem apenas pelo instinto de sobrevivência, instinto animal por si dizer, já o humano tem a consciência, oque o leva a entrar em outra discussão, que seria o cinismo social. Há pessoas que se aturam, e não se adaptam mesmo com o tempo.

    ResponderExcluir